Seja Bem-vindo ao SuperCitiBlog

Aqui você pode ficar antenado com as últimas tendências e novidades do mundo como um todo, com um conteúdo diferenciado e variado, adequado a todos os tipos de pessoas e assuntos! Esperamos que gostem e aproveitem!
Equipe SuperCitiBlog.

FIQUE POR DENTRO DO SUPERCITIBLOG!

sábado, 31 de janeiro de 2009

Curiosidades: Se o cinema é a sétima arte, quais são as outras?

Olá amigos! Hoje na nossa seção curiosidades trazemos pra você as outras seis artes das Belas Artes. Afinal, quem nunca escutou a expressão “Sétima Arte” para designar o cinema? Aqui você descobre o significado dessa expressão tão usada pelos artistas e atores.

As outras artes são arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e teatro (incluindo a dança). São as chamadas Belas Artes, conceito que surgiu na Europa no final do século XVIII, junto com a proliferação das Academias de Arte, e que designa atividades preocupadas com a criação do belo, independente da sua utilidade prática. Quando, um século depois, as academias se transformaram em Escolas de Belas Artes, a expressão já estava consolidada - então com apenas seis artes. O cinema, inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière no final do século XIX, é o lanterninha da lista. No início, os filmes eram mais documentais, mas não demorou para que mostrassem que eram uma nova forma de arte. Foram os críticos e teóricos franceses, no começo do século XX, os primeiros a chamar o cinema de "sétima arte".
Hoje, já existem expressões como a “Oitava Arte” para a fotografia e a “Nona Arte” para designar as histórias em quadrinhos e os mangás. A “Décima Arte” seria as produções para TV, mas alguns consideram que esta já estaria implícita dentro das artes teatrais. Os mais modernos e de formação tecno-científica também consideram as plataformas de vídeo-game e computadores como uma Bela Arte, mas as academias de arte ainda mantém suas sete artes intactas. Aí fica a título de cada um: Existem apenas Sete “Belas Artes” ou o mundo moderno de hoje anseia por mais? Fica aí a pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário