Seja Bem-vindo ao SuperCitiBlog

Aqui você pode ficar antenado com as últimas tendências e novidades do mundo como um todo, com um conteúdo diferenciado e variado, adequado a todos os tipos de pessoas e assuntos! Esperamos que gostem e aproveitem!
Equipe SuperCitiBlog.

FIQUE POR DENTRO DO SUPERCITIBLOG!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Curiosidade e Ciência: Criptozoologia - Fantasia ou Realidade?

Olá amigos do SCB! Dando continuidade a nossa série de matérias sobre curiosidades, apresentamos hoje uma matéria sobre um ramo da ciência pouco conhecido, bem incomum e julgado por muitos como bizarro: a CRIPTOZOOLOGIA. Para quem não sabe ao que se refere ou nem mesmo ouviu falar, a criptozoologia estuda os animais e seres hipotéticos, mitológicos ou supostamente já extintos, como o famoso Pé-grande, as sereias, os dragões, gigantes, elfos, fadas, gnomos, duendes, vampiros, lobisomens, chupa-cabras, abominável homem das neves, Lessie (monstro do lago Ness), entre outros vários. Vale lembrar que como é um ramo científico, seus pesquisadores tentam embasar suas teorias e experiências em dados científicos. Apesar de parecer bastante estranha e sem fundamento real e lógico, a criptozoologia já surpreendeu o mundo científico algumas vezes, ao provar a existência da lula-gigante, do ornitorrinco, do dragão-de-komodo e do celacanto, animais que em tempos passados eram considerados frutos de imaginações e alucinações das pessoas. Um dos fundamentos de estudo da criptozoologia partem de uma relação antropológica, relacionando os mitos e culturas dos povos com o objeto de estudo. A princípio parece ilógico, mas a explicação é simples: partimos do caso dos dragões. Os gregos, os sumérios, os chineses e os povos bárbaros europeus compartilhavam a imagem do dragão, um animal próximo aos répteis que voa pelos ares e em alguns casos solta fogo pelas narinas e focinho. Mas esses povos, numa perspectiva histórica, numa tiveram nenhum tipo de contado. Salvo pequenas diferenças físicas, os dragões estão presentes em várias culturas que nunca foram compartilhadas, e mesmo assim apresentam semelhanças físicas impressionantes. A pergunta é: como conseguiram imaginar figuras tão semelhantes sem nunca terem divido experiências uma com as outras? Os criptoólogos acreditam que esses povos realmente tiveram contato com esses animais e possam ter convivido e supostamente tê-los levado a extinção. Estudos recentes mostraram que do ponto de vista biológico, um organismo com funções semelhantes a de dragões poderiam ou podem existir. Outro caso muito usado são os dos lobisomens. Documentos de ingleses que descobriram a Austrália relatam o medo dos aborígenes da região por um “grande homem”, com garras e cabeça de lobo e uma força descomunal. A mesma história era contada do outro lado do pacífico, nas florestas das Américas, pelos nativos. Na Europa, o lobisomem era uma lenda bastante popular. Salvo que os aborígenes estavam isolados e ainda na idade da pedra, os nativos da América na idade do ferro e os Europeus iniciando a Renascença, é bastante improvável que tivessem ao mesmo tempo essa visão fantasiosa de um homem-lobo. Abaixo você pode conferir alguns casos e seres que são estudados pela criptozoologia.

Anaconda-gigante

Serpente Gigante em que se acredita viver na América do Sul. Provavelmente sua origem vem de jibóias e sucuris anormalmente grandes, que podem chegar de 12 a 15 metros de comprimento.

Chupa-cabras

Animal bípede que sugaria o sangue de animais domésticos. Ficou famoso no Brasil após uma séria de casos atribuídos a ele no interior de Minas, São Paulo, Centro-Oeste e Sul. Virou objeto de estudo mais aprofundado após casos semelhantes serem registrados na Europa, EUA e Austrália.

Serpente do mar

Animais gigantes de corpo alongado que se acredita viverem nos oceanos do mundo inteiro. São provavelmente oscryptids mais conhecidos e muitas teorias já foram criadas para explicar o que eles são, entre elas: mosassauros que escaparam da extinção, cobras marinhas gigantes, enguias gigantes, uma espécie de mamífero marinho alongado parente das baleias ou talvez das focas, etc...

Mothman

O Mothman (Homem Mariposa, Homem Borboleta ou Homem Traça) é uma suposta criatura, que segundo relatos, apareceu em Charleston e Point Pleasant, entre novembro de1966 e dezembro de 1967. Sua aparição está associada ao acontecimento de futuros desastres

Garadiávolo (na foto)

O Garadiávolo é um criatura de existência não provada que causou grande divergências entre os cientistas quanto a sua existência. O explorador Alfredo Garcia Garamendi relatou ter sido atacado por uma destas criaturas em uma Expedição a Porto Rico em 1974. Garmendi teria matado um suposto Garadiávolo anos antes do ataque em Porto Rico. O suposto Garadiávolo foi enviado para Universidade Central de San Juan. Quando a criatura foi devolvida a Gramendi, homens da CIA teriam supostamente confiscado a criatura. Anos depois, Geramendi teria capturado outra criatura que estudou em sua casa e escreveu um livro afirmando que os Garadiávolos vinham de outras dimensões.

Macaco-de-loys

O macaco-de-loys foi uma estranha criatura semelhante a um macaco que foi morta a tiro em 1917 na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia pelo geologista suiço Fançois de Loys. A criatura era semelhante a um homenídeo, não tinha rabo como um macaco, possuía 32 dentes e tinha aproximadamente de 1,60 a 1,65 m de altura.

Existem uma série de outras criaturas que são estudas pela Criptozoologia, entre as quais o unicórnio, o verme de Gobi, o minhocão, as quimeras, o mamute, o tigre dente-de-sabre, o ciclope e muitas outras, além das citadas anteriormente acima. Existem na internet sites especializados e que podem dar ao leitor que se interessou pelo assunto mais e mais precisas informações sobre esse ramo considerado uma “pseudo-ciência” por muitos, mas não menos digna de credibilidade, visto que vários animais estudados anteriormente pelos criptozoólogos tiveram sua existência confirma, principalmente nos últimos 150 anos.

3 comentários:

  1. bacana, né?
    eu não conhecia essa ciência.. muto bom saber...
    estou de olho aqui tbm..
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sousuke!

    Realmente é uma ciência muito interessante que mostra que certas lendas ou mitos tiveram algum propósito de terem sido criadas ou discutidas ao longa das civilizações. O homem não conhece todas as espécies de animais do mundo, por isso cabe a esta ciência provar que certas formas existiram ou não. Muito interessante!

    Abraço

    ResponderExcluir