Seja Bem-vindo ao SuperCitiBlog

Aqui você pode ficar antenado com as últimas tendências e novidades do mundo como um todo, com um conteúdo diferenciado e variado, adequado a todos os tipos de pessoas e assuntos! Esperamos que gostem e aproveitem!
Equipe SuperCitiBlog.

FIQUE POR DENTRO DO SUPERCITIBLOG!

sábado, 4 de julho de 2009

Leitura: A menina que roubava livros

Olá amigos do SCB! Hoje, na nossa seção de literatura, falaremos sobre o best-seller e ótimo “A menina que roubavas livros”, do escritor australiano Markus Zusak. Realmente é um livro como poucos. A história, ambientada na Alemanha Nazista entre 1939 e 1943, mostra um outro lado do povo alemão. O lado oprimido. Narrada pela própria Morte, e vista sobre os olhos de uma menina órfã, a cada página o leitor se delicia e se emociona com a história de Liesel Meminger. Muito bem escrito, a leitura em nenhum momento se torna monótona ou chata. O leitor se vê preso ao mundo que ao mesmo tempo é bruto e belo, algo que apenas os seres humanos podem proporcionar, fato que assombra a própria Morte. Se procura um excelente livro, leia “A menina que roubava livros”. Apesar do tom pesado e triste que segue o conto do começo ao fim, não é uma tristeza que o deixará se perguntando com o sentido de todo aquele sofrimento, de todo aquele ódio, mas sim uma tristeza bela, de emoções e sentimentos bons que podem aflorar mesmo nos momentos mais difíceis, como numa Grande Guerra. O amor, a amizade e o companheirismo são constantes em todas as suas 479 páginas, e a em cada uma dessas páginas, você se emocionará, em momentos de tristeza, alegria, de esperança, de desespero, de riso e de lágrimas. Se emocionará com a história de uma menina que foi salva pelas palavras, que teve o seu mundo destruído e seu destino posto ao acaso. Realmente um livro que vale a pena.

“Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a Própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história. História que nas palavras dirigidas ao leitor pela ceifadora de almas no início de A menina que roubava livros, ‘é uma dentre a pequena legião que carrego, cada qual extraordinária por si só. Cada qual uma tentativa – uma tentativa que é um salto gigantesco – de me provar que você e a sua existência humana valem a pena'.

Essa mesma conclusão nunca foi fácil para Liesel. Desde o início de sua vida na Rua Himmel, numa área próxima de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O manual do coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

E foram estes livros que norteariam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado a Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tardes aplicadas ao contexto de sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vandenburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.

Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Alguns apenas passam por sua vida, outros a acompanham até que não lhes seja mais possível, outros estão mais perto do que parecem. Mas só quem está ao lado por todas as quase 500 páginas de A menina que roubava livros, só quem testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.”

11 comentários:

  1. É um livro que mostra como o companheirismo transcende as desaventuras da vida. Boa pedida!

    ResponderExcluir
  2. Eu dei esse livro pra minha filha, e ela amou. Eu ainda não tive tempo para ler, mas agora fiquei até mais interessada.

    Parabéns pelo blog.

    bjos

    Ps.: Aparece no meu blog qualquer hora pra uma visita.

    ResponderExcluir
  3. O próprio título do livro já é bastante recomendativo e, depois de todos os elogios dados, vou pensar em adquirí-lo.
    Atualmente, estou lendo Dom Casmurro, em prol dos estudos pré-vestibulares; estou, provisoriamente, satisfeito com ele, mas em breve pretendo dá início a uma leitura aleatória e relativa ao meu gosto literário. Quem sabe "A menina que roubava livros"?
    Abraços !!
    Visita o meu tbm e comenta na ultima postagem: "Livro ou computador?"
    www.tonblogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fica a dica pra quem gosta de uma boa leitura.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho esse livro e ja cheguei duas vezes a metade dele...nao sei o q acontece mas acho uma historia forte demais, acabo tendo pesdadelos com Hittler...será q eh so comigo? rs

    mas a historia eh muito boa sim..Liesel eh quase tao encantadora quanto o Bruno (O Menino do pijama listrado).

    ResponderExcluir
  6. Pelo titulo do livro, deve ser bom...

    http://saulolopes.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. parabens pelo blog.

    http://liondesign.tk/

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, já ouvi muitos comentários sobre ele e cheguei até a folhea alguns trechos.

    Ainda vou conferir, quando puder.

    Abçs!!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo avassalador..
    bela resenha. Ainda não li este livro... acho que estou postergando por pura preguiça.. mas vamos lá...
    Parabens pelo conjunto da obra e proposta geral do blog!

    ResponderExcluir